Qualidade atrai ocupantes e investidores
Os agentes que colaboram com o Lisbon Prime Index definiram critérios e acabam de listar os edifícios de escritórios de melhor qualidade da Grande Lisboa.
A classificação Grade A, em linha com práticas do mercado internacional, é relevante há muitos anos quer para os ocupantes quer para os promotores e investidores.
Esta classificação em que foi considerado o stock total de imóveis de escritórios de Lisboa, em número superior a 891 e mais de 4,5 milhões de metros quadrados, teve em conta critérios como a data de construção ou remodelação total, algumas características técnicas, a disponibilidade de estacionamento próprio e um nível de certificação BREEAM ou LEED.
O número final de edifícios com características que permitiram esta classificação é de 69, mas a tendência com a conclusão dos projetos novos em pipeline será de um aumento significativo uma vez que se torna óbvia a aposta neste nível de qualidade.
Edifícios Grade A garantem ao ocupante um elevado patamar de qualidade e desempenho e para os promotores e investidores uma liquidez e atratividade superiores.
Tudo isto se traduz num prémio nos níveis de renda, nas yields de mercado e na rapidez de colocação dos imóveis.
É Importante na análise de qualquer projeto novo ou reabilitação profunda perceber o impacto do projecto face aos benefícios referidos.