Tendências do mercado: Data Centers
Os Data Centres são cada vez mais relevantes em Portugal. O nosso país está a tornar-se um local atraente para investimentos neste tipo de imóvel devido à sua infraestrutura estável, capacidade e custo energético, conectividade à Europa e através de cabos submarinos aos outros continentes.
Da nossa experiência a trabalhar neste segmento, os principais pontos a serem considerados para a implantação de um data center em Portugal são:
- Localização estratégica: A localização geográfica de Portugal, na fronteira oeste da Europa, torna-o um ponto estratégico para servir os mercados europeu, americano e africano.
- Infraestrutura de comunicações: A infraestrutura de telecomunicações avançada é crucial para os data centers. Portugal investiu em redes de fibra ótica e tem uma boa conectividade internacional, nomeadamente devido aos cabos de comunicação intercontinentais (Europa-África; Europa-América).
- Custos energéticos: Portugal usufrui de custos energéticos altamente competitivos quando comparados com a maioria dos países europeus, sendo que tem uma percentagem muito elevada de energias renováveis.
- Clima favorável: O clima moderado de Portugal pode ser vantajoso para reduzir os custos de refrigeração dos data centers.
- Incentivos fiscais: O governo português tem oferecido incentivos fiscais para atrair investidores em data centers. Esses incentivos podem incluir bonificações na taxa de IRC, isenção de imposto de selo e outros benefícios fiscais.
- Desenvolvimento de parques tecnológicos: Alguns parques tecnológicos em Portugal têm se destacado como locais ideais para o estabelecimento de data centers devido às suas infraestruturas e facilidades.
- Empresas de tecnologia e cloud providers: Grandes empresas de tecnologia e prestadores de serviços em nuvem (Cloud) têm mostrado interesse em estabelecer presença em Portugal, o que impulsiona a procura por data centers.
- Sustentabilidade: O setor dos data centres tem uma crescente preocupação com a sustentabilidade. Algumas instalações em Portugal adotam práticas mais ecológicas para reduzir seu impacto ambiental.
- A Inteligência Artificial: o aumento da inteligência artificial em várias indústrias traz um desafio acrescido ao setor dos data centers, porque existe uma necessidade acrescida de armazenamento de dados e algoritmos, traduzindo-se num aumento de área ocupada.
De acordo com dados disponibilizados consideramos que os data centers são utilizados por uma variedade de organizações e indivíduos para as mais diversas finalidades. Entre os mais importantes destacamos:
- Empresas de tecnologia e nuvem (Cloud providers): Grandes empresas de tecnologia, como Amazon Web Services (AWS), Microsoft Azure, Google Cloud, e outras, operam data centers para fornecer serviços em nuvem a empresas e utilizadores finais.
- Hosting providers: Empresas que oferecem serviços de alocação de sites, aplicações e servidores também utilizam data centers para armazenamento e gestão dos dados dos seus clientes.
- Empresas de telecomunicações: mantêm os data centers para gerir redes, armazenar dados de clientes e fornecer serviços de comunicação.
- Instituições financeiras: Bancos e outras instituições financeiras utilizam data centers para armazenar dados sensíveis, executar operações de processamento de transações e garantir a segurança das informações.
- Empresas de saúde: Organizações do setor de saúde utilizam data centers para armazenamento de registos médicos eletrónicos, realização de análises de dados e apoio à pesquisa médica.
- Empresas de comércio online: Empresas que operam plataformas de comércio eletrónico e lojas online utilizam data centers para gestão dos seus, sites, stocks e processamento de transações online.
- Governo e setor público: Instituições governamentais utilizam data centers para armazenamento de dados sensíveis, e oferta de serviços online aos cidadãos.
- Pesquisa científica: Instituições de pesquisa e laboratórios científicos podem utilizar data centers para processar grandes volumes de dados em projetos de pesquisa, como simulações complexas e análises de dados científicos.
- Empresas de entretenimento e média: Empresas que produzem, armazenam e distribuem conteúdo de entretenimento, como vídeos, músicas e jogos, podem fazer uso de data centers para gestão dos seus ativos digitais.
- Pequenas e médias empresas (PMEs): PMEs podem usar serviços de data centers para hospedar os seus sites, aplicações ou armazenar dados de maneira mais eficiente do que construir e manter uma infraestrutura própria.
- Utilizadores individuais: Algumas pessoas utilizam serviços de data centers para armazenar dados pessoais, fazer backup´s de arquivos importantes ou executar aplicações específicas que requerem recursos de computação adicionais.